terça-feira, 29 de setembro de 2009

Partilhando as Reflexões do Curso Avaliação Continuada: Apropriação e Utilização dos Resultados - CAED e Secretaria da Educação do RS

Quais são as implicações do resultado do IDEB para o cotidiano da escola e da sala de aula?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) constitui-se na possibilidade real de medir o nosso desenvolvimento educacional, permitindo a formulação de políticas públicas educacionais e mais especificamente em nível de instituição escolar, facultando o planejamento e a efetivação de estratégias que permitam a reflexão e desenvolvimento de um currículo que contemple as reais necessidades dos educandos e consequentemente contribua para a melhoria da qualidade educacional como um todo.Outro aspecto de suma relevância em relação ao IDEB é que este considera tanto o desempenho quanto o fluxo dos alunos, atribuindo ao processo educativo uma dimensão holística, posto que um atrela-se intimamente ao outro, fazendo com que a preocupação passe a ser verdadeiramente com a qualidade do processo de aprendizagem.
Considerando o IDEB da sua escola, que ações curriculares podem ser implementadas para elevá-lo?

Nossa escola possui uma realidade bem peculiar: nas Séries Finais do Ensino Fundamental alcançou um resultado excelente enquanto que nas Séries Iniciais ficamos abaixo na média e bem aquém da meta estipulada para a escola no ano de 2007. Refletimos muito sobre os resultados da escola, seja em reuniões pedagógicas ou mesmo em conversas informais. A preocupação de todo o corpo de professores e funcionários é visível, é unânime nossa meta de melhorar a qualidade do ensino que oferecemos em nossa instituição: discutimos a nossa realidade escolar, procuramos trazer e comprometer os pais com a educação escolar, entre outras medidas. Além disso, solicitamos recursos para que possamos desenvolver atividades no turno inverso para os alunos com dificuldades de aprendizagem e para a realização de oficinas pedagógicas, sem, contudo, receber respaldo para a efetivação de tais ações, sendo a problemática ainda mais acentuada, pois não possuímos nem ao menos um profissional para atuar na biblioteca de nossa escola no turno vespertino.

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